Minha negritude






















Minha negritude é positiva
Ela comunga com a calma da noite
Que na paz no sono solto
Embala o seus sonhos
Na pureza inocente
Do seu subconsciente

Minha negritude pode ser negativa
Quando incomoda tua hipocrisia
A prática cotidiana da segregação velada
Imposta pela sua inconsciência alienada
Dentro do temor de perder privilégios
Conquistados por braços e pernas aguilhoados
Transportados nos porões dos navios negreiros
Arrancados das savanas do berço da humanidade
A mãe áfrica a quem mesmo sem conhecer
Meu coração padece de saudade

Minha negritude pra mim é positiva
A partir da consciência da ação do meu povo
Nessa histórica entrega ainda que forçada
Na construção deste continente novo

Minha negritude é positiva
No sangue negro puro de zumbi em memória
Na contemporaneidade de Nelson Mandela
Na Resistência ferrenha de Malcolm X
Na oratória pacifista de Mark Luther King
Na dramaticidade do enredo da cor púrpura
Na musicalidade de arraigada nos genes
Dom natural do povo da tez escura

Minha negritude é positiva
Na mestiçagem de figuras ilustres
Do imortal machado de Assis
Rita baiana feitiço do cortiço
Do pioneirismo automobilístico e abolicionista
Do ativista  José do patrocínio
E do inventor da dor de cotovelo Lupicínio

Minha negritude é positiva e arte viva
No ritmo simétrico dos “bambas” do samba
Na percussão própria da Bahia negra
No discurso do gol mil de Pelé
Negro quase politicamente correto
Acrobata com a bola nos pés

Minha negritude é positiva
Ainda que depois de passado
Cento e vinte anos da abolição
Da chaga inumana do Brasil colônia
Construído a custa da escravidão
Ver o povo negro em numero elevado
Vivendo ainda de modo segregado
Nas periferias das cidades estado.

Minha negritude
É força é autoestima é emancipação
É resistência é queda de braço
Contra os efeitos da discriminação
É  luta constante para desenredar esse novelo
essa campanha sortida apagar a nossa historia
tentando embotar nossa memória

Mas minha negritude cidadão
Não precisa ser o seu pesadelo não

Edvair Ribeiro 14/11/2013


0 comentários:

Postar um comentário