Eu, um descrente??



 
Sou fruto dos genes da África distante
Miscigenado com o povo guarani
E com os colonizadores euro lusitanos
Os Portugueses os grandes navegadores

Herdei a tempera e a cor da pele
O estereotipo do povo africano
Cabelo duro lábio avantajado
E o nariz chato me define como negro

Inda criança eu fui batizado
Numa igrejinha no interior goiano
Cresci ouvindo sons de ladainhas
Por assimilação fui sendo catequizado

Seguindo o ritmo promiscuo do sincretismo
Cheguei a freqüentar uns dois terreiros
E respeitando santos e pais de santo
Seguindo a regra quase geral dos brasileiros

Adolescente então” fui feito” protestante
E reapresentado para o salvador Jesus
Atormentado pelo medo do inferno
Depositei toda minha fé na rude cruz

Mas os paradoxos cruéis das religiões
Entre a palavra proferida e a pratica da fé
A hipocrisia de líderes da sé separada
Colocou em xeque minhas novas convicções

Fui caindo assim meio naturalmente
No desamparo letárgico latente
Da fé dormente dos humanos agnósticos
Dos desgarrados da luz teologia

Andei a esmo como nau avariada
Um marinheiro perdido num mar revolto
Abalroado pelas ondas da jornada
Em busca inconsciente de um seguro porto

Mas uma vez fui reapresentado a Jesus
De volta ao berço da madre igreja Romana
Mas agora um homem bem menos assustado
Sem medo do inferno, mas inda crendo na cruz

Agora, um ser com senso crítico mais apurado
Inda com dúvidas sobre os donos da verdade
Sou um católico se despindo da santa hipocrisia
Correndo o constante risco de cair na heresia

Agora sigo braços dados com assumidos ateus
Compreendendo suas crenças e descrenças
Sou um novo cristão sem medo da penitência
Mas que se recusa a deixar de crêr em Deus.

Edvair ribeiro em 14/10/2011

1 comentários:

DEISI disse...

Uma das mais belas surpresas que tive nos últimos tempos.

Procurando artigos com o tema Griô, eu descobri esse blog. Foi um turbilhão de emoções! Mistura de reconhecimento, indignação, tristeza (por saber, que em lugar tão distante de minha realidade, as coisas acontecem ixatamente igual) e muita, muita alegria em saber que, pessoas comprometidas com o bem estar de seus semelhantes escrevem maravilhosamente sobre esses acontecimentos.

Esse texto verbaliza os mais profundos sentimentos, da grande maioria de nós brasileiros.

Um grande abraço e PARABÉNS!

Postar um comentário