Desrespeito com o usuário dos serviços públicos na unidade de saúde do bairro João Cândido
Depois de um mês de espera, no dia de hoje, moradores dos bairros Vila Nova e João Candido, madrugaram em frente à unidade de saúde básica de saúde do bairro João Candido de São Sebastião, com esperança de receber atendimento médico. Depois de quase duas horas de espera, às 8 horas da manhã, a maioria das mais de 70 pessoas que ali estavam, tomaram conhecimento de que não seriam atendidas, pois só seriam distribuídas 40 senhas e elas se esgotaram na 15° pessoa da fila. Isso por que o critério na distribuição das senhas, através de uma regra oficiosa, permite que uma pessoa possa receber mais que uma senha, o que faz com que as senhas se esgotem antes de atingir a quadragésima pessoa da fila. Mas o mais grave, o absurdo da situação, é o desrespeito com a população que, tendo que aguardar um mês para ser atendida e ainda se submeter a número limitado de 40 vagas por mês, ainda se submete a este absurdo critério, como se os problemas de saúde de cada pessoa respeitasse as regras dos números e se manifestasse dentro do parâmetro estabelecido pelo órgão do governo, que estabeleceu esta norma injusta. A população usuária do serviço de saúde pública é tratada com descaso pelas profissionais responsáveis pelo gerenciamento do sistema. Quem estabeleceu esta norma de 40 atendimentos mensais por unidade de saúde não demonstra nenhum respeito pela população que necessita da essencialidade desse serviço. Depois do anuncio de que as senhas haviam se esgotado, o que se viu foi a revolta, tristeza e descrença nos rostos das pessoas.
Revolta pelo desrespeito. Tristeza por não conseguir atendimento e a descrença, bem... Este é um sentimento geral, causado pela ineficiência de um sistema de saúde que foi o carro chefe da campanha do governo que estas mesmas pessoas elegeram, com esperança ter o problema solucionado o que, até agora, não aconteceu. Confira nas imagens abaixo.
Edvair Ribeiro
1º de Setembro de 2011
2 comentários:
RICKY the GREYHOUND is ARYAN?
How can a GREYHOUND be ARYAN?
Unless, THEIL put something in his " food".
Besides the " 4- D - VIAND".
Caros,
Estava fazendo uma pesquisa sobre a tradição Griô no Brasil e vi neste Blog (http://euumgrio.blogspot.com/) um texto de autoria de Líllian Pacheco, criadora da Pedagogia Griô, coordenadora do Grãos de Luz e Griô e da Ação Griô Nacional sem fazer a referência a ela.
Segue texto com referência:
"Griô é um caminhante, cantador, poeta, contador de histórias, genealogista, mediador político. É um educador popular que aprende, ensina e se torna a memória viva da tradição oral. Ele é o sangue que circula os saberes e histórias, as lutas e glórias de seu povo dando vida à rede de transmissão oral de uma região e de um país." (PACHECO,Lillian: Pedagogia griô, a reivençãoa da roda da vida. 2ª ed., Grãos de e Griô, Lençóis/BA, 2006)
Estou escrevendo para lembrá-los deste procedimento, principalmente por ser um princípio fundamental da tradição oral.
Desejo a vocês um bom trabalho,
Luciene Cruz
Presidente da Associação Grãos de Luz
WWW.graosdeluzegrio.org.br
Contatos:
E-mail: luciecruz63@gmail.com
Fone: (75) 3334-1040
Postar um comentário